Palestra via web sobre vocabulários e nomenclaturas padronizadas para o prontuário eletrônico do paciente

A Profª. Drª. Maria Cristiane Barbosa Galvão apresentará uma palestra via web sobre vocabulários e nomeclaturas para prontuários eletrônicos do paciente no dia 03 de junho às 20h para Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

Para participar da palestra, acesse o link: http://sbis.virtual.org.br/login/index.php

Resumo da Palestra: O uso adequado de termos, conceitos e suas respectivas relações é essencial para que as mensagens produzidas no contexto da assistência em saúde tenham precisão, possam ser recuperadas, intercambiadas, comparadas e compreendidas sincronicamente e diacronicamente. Para o uso adequado dos produtos terminológicos é preciso reconhecer seus objetivos, funções e estruturas. Pelo exposto, essa palestra apresentará a Nomenclatura Sistematizada de Medicina – Termos Clínicos (Systematized Nomenclature of Medicine-Clinical Terms SNOMED-CT), diferenciando-a de vocabulários criados com outras finalidades como a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID10), os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e os Medical Subject Headings (MESH). No Brasil, desde agosto de 2011, a SNOMED-CT integra o Catálogo de Padrões de Interoperabilidade de Informações de Sistemas de Saúde a ser empregado no Sistema Único de Saúde, nos níveis Municipal, Distrital, Estadual e Federal, e nos sistemas privados e do setor de saúde suplementar.

Currículo da Palestrante: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília com estágio na Université de Montréal, e pós-doutorado em Medicina Baseada em Evidência pela Faculty of Medicine da McGill University. Docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Suas pesquisas e atividades voltam-se para a informação e saúde. Na graduação, é responsável pelas seguintes disciplinas da USP: Documentação em saúde; Comunicação e divulgação dos conhecimentos em saúde; Fontes de informação em saúde; Terminologias em saúde; e Tecnologias da informação em saúde. Na pós-graduação,colabora nas disciplinas da UNICAMP: Tecnologia e informação em saúde; e Métodos de pesquisa para engenharia de computação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9163421021115381

Fonte:  Lista de discurssão da Ancib

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s